logo-camara-coqueiral

HISTÓRIA

A história da Câmara Municipal se coincide com a história do próprio município de Coqueiral.

Por volta de 1767, esses sertanistas garimpeiros chegaram a essa terra, lugar exato onde hoje está construída a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, e, em plena floresta multissecular, fizeram seu primeiro acampamento. Foi com uma prece à sombra da cruz abençoadora do alvorecer do Brasil, que os descobridores renderam ao alto suas graças.

De acordo com documento constante disponibilizado no site do IBGE no endereço: 

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/minasgerais/coqueiral.pdf

“Foi Matias da Silva Borges que, chefiando uma bandeira partida de Taubaté e da qual faziam parte João de Castro Lobo, descendentes de Fernão Dias Paes Leme, Manoel Correia Velho e outros, chegou primeiro às terras atuais de Coqueiral, isto nos meados do século XVIII, provavelmente em 1767.

A região oferecia condições excelentes para a instalação de uma Sesmaria, o que logo despertou no velho bandeirante o interesse imediato em obtê-la.

O local onde hoje existe a Matriz da cidade serviu para o primeiro acampamento.

Pouco tempo depois já se havia formado um novo núcleo, composto dos que ali primeiro chegaram e dos seus parentes, amigos e escravos, que foram mandados vir de São Paulo.

O primeiro nome recebido foi o de Espírito Santo dos Sertões. Instalados e decididos ao desbravamento total da região, iniciaram as plantações, edificaram casas e formaram uma grande fazenda, que hoje tem o nome de Fazenda dos Pinheiros.

Em 1806, Matias Borges e sua mulher, Mariana Joaquina do Sacramento, fizeram doação de uma área de terras para patrimônio da Capela do Espírito Santo, iniciando-se, nessa época, o povoado propriamente dito.

 Em 1846 foi elevado à categoria de Distrito de Paz, com o nome de Espírito Santo dos Coqueiros.

Esse nome perdurou até 1923, quando recebeu o novo topônimo de “Coqueiral”, passando a pertencer ao Município de Dores da Boa Esperança.

O nome Coqueiral foi elevado ao grande número de palmeiras nativas, tipo coqueiro, existentes na região.

Foi elevado à categoria de Município em 1948 e a sua instalação verificou-se em 1º de janeiro de 1949.

Coqueiral está subordinado judicialmente à Comarca de Boa Esperança. “ 

As primeiras eleições em Coqueiral realizaram em 6 de março de 1949, o primeiro prefeito foi Hormino Alves dos Reis e vice-prefeito Joaquim Borges de Figueiredo.

A primeira Câmara Municipal ficou assim constituída: José Chaves de Figueiredo (presidente), Geraldo Rossi de Figueiredo, Geraldo Alves Vilela (secretário), José Cândido Figueiredo e José Amaro da Silva (eleitos pelo P.S.D.), ainda, Leonides Alvarenga, Agenor Peloso, Julio Menezes e Joaquim Sidney dos Reis (estes eleitos pela U.D.N.).

A 2 de abril houve a posse na prefeitura municipal do prefeito e vice-prefeito.

No Clube Coqueirense houve a sessão magna de posse dos vereadores, com presença de autoridades de várias partes de Minas Gerais, especialmente das cidades vizinhas.

Atualmente a Câmara Municipal de Coqueiral-MG, situa-se próxima a Praça Dom Pedro II, na Rua Humberto Campos, Nº 83 – Centro.

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE COQUEIRAL. História. Disponível em <https://www.coqueiral.mg.gov.br/portal/servicos/1001/historia/>
Acesso em: 10 de dezembro de 2018

Pular para o conteúdo